EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenoico).
Ômega-3 e ômega-6 são ácidos graxos poli-insaturados considerados “essenciais”. São necessários para a absorção em níveis ideais das vitaminas lipossolúveis como as vitaminas A, D, E e K, ajudando ainda a manter a estrutura e a integridade das membranas celulares.
Estes ácidos graxos não são produzidos pelo organismo humano, mas podem ser obtidos através do consumo de alimentos específicos, entre eles alguns tipos de vegetais, sementes e óleos, sendo o óleo de peixe uma das fontes mais conhecidas de Ômega-3.
A proporção desejável de ômega-3 e ômega-6 numa dieta equilibrada deve estar entre 1:1 e 1:4. Contudo, a dieta ocidental moderna pode conter até 15 vezes mais ômega-6 do que ômega-3, criando um desequilíbrio insalubre.
Estima-se que mais de 90% dos americanos são deficientes em ácidos graxos ômega-3, sendo, portanto, mais importante concentrar-se na suplementação de ômega-3.
Os ácidos graxos ômega-3 estão divididos em dois tipos principais:
EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenoico).
A presença dos ácidos graxos é fundamental para a saúde do organismo em todas as fases da vida, seja promovendo o desenvolvimento do cérebro de bebês e crianças, mantendo a pele e os olhos saudáveis na vida adulta ou ajudando na retenção da memória no processo de envelhecimento.
Foi demonstrado que uma deficiência dietética de ômega-3 pode estar associada ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), alterações de humor e outros problemas psicológicos.
Além de contribuir para o funcionamento ideal do sistema imunológico, sistema nervoso e sistema respiratório, o ômega-3 também beneficia a saúde do sistema cardiovascular.
Devido às suas ações antioxidantes e anti-inflamatórias, ajuda a proteger o coração e os vasos sanguíneos contra os danos causados pelos radicais livres, equilibrando o metabolismo lipídico, reduzindo os triglicerídeos e prevenindo o acúmulo de placas ateroscleróticas.
Com tantos benefícios para a saúde, é importante ter um estilo de vida saudável com alimentação de alto valor nutricional, atividades físicas e suplementos de ômega-3 em seu regime diário de nutrientes.
Referências: Artigo original publicado em: https://drrathresearch.org/latest-news/item/146-how-omega-3-in-fish-oil-can-benefit-your-health