A suplementação com micronutrientes pode reduzir as chances de desenvolvimento da síndrome metabólica.
Pressão alta, obesidade, colesterol alto e metabolismo ineficaz da glicose agora são chamados coletivamente de síndrome metabólica.
De acordo com um estudo publicado na revista médica "The Lancet", o número de pessoas com diabetes aumentou quatro vezes em 35 anos (*1). Em 1980 havia 108 milhões de pessoas com diabetes. Em 2014 esse número subiu para 422 milhões de pessoas diagnosticadas com a doença.
O diabetes aumentou globalmente, crescendo exponencialmente nos países em desenvolvimento devido à adoção de estilos de vida sedentários e hábitos alimentares ruins (alimentação industrializada e fast food) contendo grandes quantidades de açúcares artificiais que levam à obesidade, um dos principais fatores de risco para o surgimento do diabetes.
Além disso, níveis elevados de açúcar no sangue mantidos continuamente podem levar à complicações diabéticas graves, favorecendo o desenvolvimento da aterosclerose, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, neuropatia, dificuldade de cicatrização de feridas, catarata e problemas de saúde incapacitantes.
Embora a atividade física e a dieta saudável sejam fundamentais para manter o metabolismo da glicose no sangue, a suplementação adequada de micronutrientes pode reduzir as chances de desenvolvimento da síndrome metabólica. Em nossas pesquisas "in vivo", realizada em 02 grupos de camundongos imaturos alimentados com uma dieta rica em frutose (*2) medimos os efeitos de uma mistura específica de micronutrientes e, separadamente, os efeitos de um medicamento antidiabético muito conhecido, a metformina.
Ao final de 07 semanas, os camundongos que receberam a mistura de micronutrientes tiveram uma diminuição de 4% na concentração sérica de frutosamina, ao contrário, o grupo que recebeu metformina teve um aumento de 15% na frutosamina. Enquanto os camundongos do grupo metformina reduziram os níveis de insulina, o grupo suplementado com micronutrientes mostrou normalização desses níveis.
A suplementação com micronutrientes também mostrou benefícios adicionais ao reduzir a pressão arterial, o colesterol total e ao neutralizar os efeitos da frutosamina alta, diminuindo assim a possibilidade de surgimento de doenças cardiovasculares.
Os resultados de nossa pesquisa dão esperança de que a prevenção e o controle do nível de açúcar no sangue seja possível através do uso adequado de micronutrientes, sem os efeitos colaterais prejudiciais causados pelos medicamentos farmacêuticos, geralmente utilizados apenas para tratar os sintomas e não as causas do diabetes.
Referências:
(*1) Tendências mundiais em diabetes desde 1980: uma análise conjunta de 751 estudos populacionais com 4,4 milhões de participantes, The Lancet, Vol 387, No. 10027, p1513–1530, 9 de abril de 2016
(*2) J. Cha, et al., Molecular Medicine Reports, 2011, DOI: 10,3892/mmr.2011,562
(*3) M. Tuccori, BMJ, 2016 i1541
Artigo original publicado em: https://drrathresearch.org/latest-news/item/11-micronutrients-support-blood-sugar-metabolism