Estudo publicado pelo Instituto Dr. Rath mostra efeitos inibitórios e bloqueadores dos fitonutrientes nas células cancerígenas. Combinação leva extrato de chá verde, curcumina, resveratrol, quercetina e uma mistura de extratos de vegetais crucíferos como repolho, couve-flor, cenoura e brócolis. Saiba mais sobre a pesquisa lendo o artigo abaixo.
O câncer ósseo pode originar-se no próprio osso ou no tecido circundante. No entanto, a forma mais comum de câncer nos ossos é a metástase de outro câncer primário vindo de um órgão diferente. O osteossarcoma é o câncer ósseo primário mais comum, seguido pelo condrossarcoma, Sarcoma de Ewing e fibrossarcoma.
O condrossarcoma é um tumor maligno nas células da cartilagem e acomete principalmente adultos entre 40 e 60 anos de idade. Aproximadamente 35% de todos os cânceres ósseos primários são condrossarcomas.
Esse câncer desenvolve-se nos condrócitos ou nas células produtoras de tecido cartilaginoso e afeta principalmente as pernas, braços, omoplatas, costelas e ossos pélvicos. Embora as causas exatas do condrossarcoma ainda não sejam explicadas pela pesquisa convencional, algumas são doenças genéticas e tumores ósseos ou cartilaginosos não cancerosos pré-existentes que representam um risco maior de desenvolver condrossarcoma.
A cirurgia é geralmente a principal opção de tratamento convencional para o condrossarcoma, uma vez que a quimioterapia ou radioterapia não são muito eficazes e raramente são administradas em casos de metástase extensa.
O Instituto de Pesquisa Dr. Rath publicou um estudo usando uma combinação de fitonutrientes (extrato de chá verde, curcumina, resveratrol, quercetina e uma mistura de extratos de vegetais crucíferos como repolho, couve-flor, cenoura e brócolis) em células de condrossarcoma (*). Os experimentos foram baseados na compreensão dos mecanismos de ação do câncer, incluindo a multiplicação celular, a invasão da membrana basal e o potencial de disseminação (metástase).
Em nosso estudo, observamos que a mistura de fitonutrientes teve efeitos inibitórios significativos nas células do condrossarcoma. As metaloproteinases de matriz (MMP) são as enzimas secretadas pelas células cancerígenas para destruir o tecido conjuntivo circundante, o que permite a elas espalharem-se para outros tecidos e órgãos. A mistura de fitonutrientes bloqueou as enzimas MMP das células de condrossarcoma e a migração celular também foi 100% inibida. Além disso, a combinação de fitonutrientes ajudou a interromper o crescimento de células de condrossarcoma em até 66%. Quando estudadas com métodos de coloração específicos, as células cancerígenas tratadas com a mistura de fitonutrientes demonstraram alterações que às levaram à morte celular (apoptose).
Atualmente, a cirurgia é a base do tratamento da medicina convencional nos casos de condrossarcoma e esse procedimento apenas remove o tumor, não aborda os principais mecanismos de ação do câncer. Mais de 90% de todas as mortes por câncer ocorrem devido à metástase do câncer, portanto, concentrar-se em interromper a metástase é um passo fundamental no tratamento dessa doença.
Os fitonutrientes, semelhantes a muitos outros micronutrientes essenciais, têm uma variedade de propriedades anticancerígenas com potencial de abordar etapas críticas no desenvolvimento e disseminação do câncer no organismo humano.
Referências:
(*) MW Roomi et al., Journal of Cellular Medicine and Natural Health Oct 2017 https://jcmnh.org/2017/10/19/anti-cancer-potential-of-a-specific-mixture-of-phytonutrients-in-chondrosarcoma-sw-1358-cells/
Artigo original publicado em: https://drrathresearch.org/latest-news/item/107-the-benefits-of-phytonutrients-in-bone-cancer